Atividades de I&DT

A1 Estudos preliminares

 

A primeira atividade deste projeto tem como objetivo realizar um estudo aprofundado das soluções de paletização disponíveis no mercado, dos simuladores e bibliotecas disponíveis, das linguagens e normas de simuladores industriais e das principais configurações de grippers disponíveis, base fundamental para a concretização dos objetivos propostos.

A entidade responsável por esta atividade é o promotor líder do consórcio – JPM.

 

A2 Especificações técnicas

 

No sentido de definir as especificações técnicas para a implementação do sistema proposto, esta atividade debruçar-se-á sobre a definição dos requisitos da solução AdaptPack Studio (e seus subsistemas, incluindo a garra adaptativa), sobre a análise multidimensional lean DfX, sobre a especificação das linguagens e tradutores para os manipuladores, sobre os módulos de otimização e sobre os controladores inteligentes de célula.

A entidade responsável por esta atividade é o INESCTEC.

 

A3 Conceção e desenvolvimento

 

Após a definição dos requisitos e das especificações técnicas para os desenvolvimentos pressupostos no projeto, a atividade 3 prevê a conceção e desenvolvimento da arquitetura do sistema (subsistemas e componentes da célula paletizadora), dos módulos de simulação de layouts e movimentação dos manipuladores, do controlador inteligente de célula, do sistema da garra adaptativa, do módulo de otimização para a colocação de embalagens em paletes e da camada de integração dos módulos do AdaptPack Studio, tendo por base o levantamento de requisitos realizado na atividade 2.

Esta atividade reveste-se de especial importância pois nela se encerram os trabalhos de investigação industrial e se concluem estudos e levantamentos de requisitos técnicos.

A entidade responsável por esta atividade é o INEGI.

 

A4 Construção do protótipo

 

A partir dos requisitos, das especificações técnicas, e dos vários sistemas e componentes concebidos e desenvolvidos, nesta atividade serão assemblados, verificados e validados os diferentes componentes e conjuntos do sistema. No final desta atividade serão realizadas as provas de funcionamento da solução AdaptPack com recurso a testes laboratoriais.

Todas as tarefas previstas nesta atividade decorrerão de forma contínua e em paralelo. O objetivo final é chegar-se a um protótipo preliminar AdaptPack com as funcionalidades mínimas que permita uma primeira verificação e validação em ambiente laboratorial.

A entidade responsável por esta atividade é a JPM.

 

A5 Testes e validações

 

Esta atividade de importância nuclear para o projeto prende-se com o desenho dos cenários de teste necessários à experimentação, testes, revisões e validações funcionais, em ambiente real, dos desenvolvimentos alcançados – solução AdaptPack. Também nesta atividade será efetuada uma avaliação global do desempenho da solução desenvolvida, no sentido de se aferir da necessidade de se introduzirem alterações/ajustes nas atividades de definição dos requisitos e especificações técnicas/funcionais, que eventualmente possam interferir com o desempenho do protótipo construído.

A entidade responsável por esta atividade é a JPM.

 

Este trabalho é co-financiado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020 do Portugal 2020 através da ANI - Agência Nacional de Inovação no âmbito do projeto «AdaptPack: POCI-01-0247-FEDER-017887»